Vizinhos, rosebeef e batatinhas. Semana que vem tem REVENGE thai

Umas das coisas mais deliciosas é ter vizinhos. Titi, Dani, Pedro, Carol, Cris, agora é a vez do João e da Camila. Jantar na rua é como jantar em casa. Você tira logo o sapato, se tiver algo em casa leva se não tiver nem pergunta se é pra levar, pois a graça é não ter que se mover muitos metros para longe do seu próprio sofá, não há cerimonial algum. Na quarta chamamos o João para fazer um rosbife pra nós.

Eu só cortei ao meio um quilo de batatinhas, passei na frigideira com uma gordura de pato que sobrou da semana passada e mandei para o forno com as ervas do jardim da Dri, na mesma frigideira dourei uns brocolis com um pouco de bicarbonato de sódio —mantém o verde lindo, será q faz mal?—, e passei a cozinha para o João.

A minha mãe faz um rosbife perfeito. Alguns amigos também tem suas versões deliciosas. Por isso eu nunca tinha me dado o trabalho de aprender. Mas descobri que é fundamental, pode salvar um jantar mesmo quando o gás está prestes a acabar.

Rosebeef**
– escolha o miolo de uma linda peça de filé. [pode fazer com outros cortes, não sei bem quais ficam bons]
– deixe ela fora da geladeira por um tempinho até que a carne esteja tenra, relaxada
– tempere com sal e pimenta do reino
– coloque só um pouquinho de azeite e massageie a peça toda
– esquente bem uma frigideira, se for de ferro melhor
– mais um pouquinho de azeite na frigideira, coloque a carne de um dos lados e deixe ali até começar a formar um degrade do marrom escuro que está se formando na superfície até o rosa do miolo da carne. Quando o marrom tiver um dedo de espessura mais ou menos é hora de virar e repetir o processo. Vai levar uns sete minutos no total.
– Fatie toda a carne bem fininha.

Nós servimos com as batatinhas que a essa altura já estavam enrugadas e crocantes por fora e um pure por dentro e brócolis, pois alguma coisa muito saudável deve acompanhar todas as refeições, e todas as mostardas da casa.  

* Quarta tem promoção de filé mignon pela metade do preço na casa de carnes Parisiene. A carne é fresquíssima. Seguindo o costume da minha mãe, pedi as pontas para strogonoff, o miolo para rosebeef e o resto bife mesmo para um schnitzel adaptado para maiores de 35, ou seja, feito no forno. Resumindo, uma boa peça de filé rende 3 refeições para até 5 pessoas. Uns 4 reais por pessoa, por refeição. Nice!

** Intuímos que rosebeef deve-se ao bife ficar rosa por dentro. Confere?

Postagens mais visitadas