Sopa de espinafre com ovo poche

A única coisa capaz de me tirar de casa num domingo de muito frio, vento e chuva foi o convite da Titi para tomar uma sopa de espinafre com ovo poche. Fui correndo pra poder me intrometer na receita.

O princípio da sopa: vale tudo que tiver. Mas é importante escolher um ingrediente principal se quiser que ela tenha personalidade e um colorido especial.

Doure uma cebola, um dente de alho e um pedaço de gengibre. Em seguida, separe um bom punhado de um maço de espinafre e refogue o resto até reduzir.
Enquanto isso faça um chá de erva cidreira, com água suficiente para a sopa.
Bata no liquidificador o espinafre refogado e o chá. Volte para a panela e tempere com sal, pimenta do reino, suco de meio limão e um pouco de noz moscada. Deixe ferver. Baixe o fogo e delicadamente abra e deixe escorregar na sopa um ovo por pessoa. Feche a tampa para o vapor ajudar a gema a criar uma fina película e a clara branquear.

Para fazer mais de um ovo na panela, abra os ovos em conchas, com um pouco de sopa no fundo, para não grudar. Mergulhe a concha até que a clara comece a esbranquiçar, cerca de 30 segundos, só então solte o ovo na sopa, cada um minimamente separado do outro. Quando a clara tiver sólida e opaca está pronto.

Corte em tiras as folhas cruas de espinafre, tempere com limão, azeite, sal e pimenta, coloque no fundo do prato. Retire da panela primeiro o ovo, sirva sobre o espinafre cru e em seguida sirva a sopa despejando com cuidado em volta do prato para não cobrir o ovo.

Esquenta a alma!

[Se você não tiver algum dos ingredientes substitua por algo parecido ou simplesmente ignore, vai dar certo igual.]

Postagens mais visitadas