Spaghetti ao vôngoli

Hoje é o dia da feira noturna no Ceasa, das 4 às 10. A primeira boa coisa a fazer é ver se ainda tem vôngoli, uma das melhores relações custo benefício da feira, 3 reais o quilo. E muito fácil de transformar num delicioso jantar.
Coloque a água da massa para ferver com sal, enquanto guarda as compras. Lave o vôngoli e jogue numa outra panela, sem nada, por uns dois minutos. Enquanto isso coloque a massa para cozinhar. Quando os vôngolis começarem a soltar sua água, derrame mais de meia garrafa de vinho branco barato, para não evaporar o sabor salgado do mar. Atenção, barato não quer dizer ruim, tem ótimos argentinos e chilenos entre 15 e 20 reais. Deixe ferver até que as conhas abram. Pique bem picado muita salsinha. Rale um pouco de parmesão. [apesar de ser quase uma heresia, aqui em casa todos gostam de parmesão no spaghetti ao vôngoli].
Escorra a massa, coloque azeite ou uma colher de manteiga, o parmesão e parte da salsa. Misture ao molho umas 3 colhere de creme de leite, fresco se tiver, e o resto da salsinha. O creme faz com que todos os sabores misturem melhor, pode ser bem pouco, mexa.
Sirva primeiro a massa e uma generosa porção de vôngoli por cima. Se quiser caprichar e a massa ainda estiver cozinhando, tire alguns vôngolis da casca para ajudar os comensais.

resumindo:
- spaghetti
- vôngoli [para 1/2 pacote 1 quilos é suficiente]
- salsinha
- 1 garrafa de vinho branco
- creme de leite
- parmesão

Postagens mais visitadas