Massinha levanta leão

As vezes escrevo a receita antes de fazer, só imaginando. Outras, escrevo depois, quando algo ficou inesperadamente muito bom. Hoje estou escrevendo durante: coloquei a água para ferver com sal e uns galhos de manjericão.
Naquela tampa peneira que vem junto com a panela de massa, colquei mais ou menos 1/4 de um pacote de ervilhas congeladas. Infelizmente não tenho das frescas.
Acendi uma frigideira funda, cheia de água salgada. Esmiralhei, em outra frigideira, sálvia em um pouco de manteiga derretida.
Agora estou pensando no que fazer...
Vou picar mais manjericão fresco e a água já estará fervendo, ao som de Fluminense x LDU. Spaghetti n. 5, 8 minutos.
A finalização é a parte que mais exige rebolado.
Abra, com muita gentileza, dois ovos na frigideira com água fervendo, bem distantes um do outro, logo antes de desligar o fogo da massa. Se preferir use duas frigideiras. Juntos os ovos facilmente vão se misturar um pouco, ignore. Antes de dois minutos, independente do que você estiver fazendo, desligue o fogo.
Faça o procedimento a seguir bem rápido para manter tudo no ponto até a primeira garfada.
Na bela tigela de porcelana, previamente aquecida com água da fervura, ou numa wak, despeje um pouco de creme de leite, só o suficiente para emulsionar a massa e agregar os ingredientes do molho [meio copo]. Junte a sálvia e todo o resíduo da manteiga na panela. Rasgue algumas fatias de presunto cru, junte as ervilhas em seguida a massa e o manjericão, mexa bem para espalhar tudo por toda parte. Como eu queria  ver o fim do jogo, servi em pratos fundos uma generosa porção e por cima o ovo poche.
Por sorte tinha por aqui um sal trufado que foi generosamente salpicado por cima de tudo.
Ficou divino e restaurador!


- massa
- um ovo por pessoa
- folhas de sálvia [opcional]
- manjericão
- 4 fatias de presunto cru [no mínimo]
- 1/2 copo de creme de leite fresco
- uma xícara de ervilhas
- manteiga
- sal e pimenta do reino

Postagens mais visitadas