As origens & sobras do natal - parte I

Eu me orgulho muito de ser de origem Húngara. Tenho tanto respeito pelo país, que nunca tive coragem de por os pés lá. Mas li muitos livros, e tenho amigos húngaros tão incríveis que me sinto super-húngara! Minha ligação física mais provável é um caderno de receitas da falecida tia Herta, que eu amo apesar não entender. A outra é um primo que vive em Wimbledon e é o maior doceiro da região, fornecedor de quitutes para a rainha!
Ontem o Pisti me recomendou o blog da Odete, uma brasileira, casada com um húngaro, na Califórnia. Ela faz uma culinária fusion, em outras palavras, ela faz o que faria no Brasil, com ingredientes e acompanhamentos americanos, temperados com páprika.
Sim, a culinária húngara pode chegar a níveis de complexidade, mas basicamente o que a caracteriza é a páprika.
Vou reproduzir aqui uma receita perfeita para o dia seguinte ao natal. Almondegas de peru, com cabelo de anjo e espinafre. Parece excelente, vou tentar fazer caso sobre peru!
Recomendo que visite o blog e veja as conchas verdes da Nova Zelandia. Vale a visita ao distante país!

A receita aqui foi ligeiramente adaptada para meus caros leitores, segundo os hábitos da cozinha Mariskine! Espero que a Odete não se importe.


Ingredientes:
1 cebola ralada
1 ovo grande
1 / 4 xícara de migalhas de pão
1 / 4 xícara de salsinha picada
1 / 2 xícara de parmesão ralado
Pimenta do reino moída na hora
500g de carne de peru moída 

3 colheres de azeite
500g de molho de tomate


Preparo:
Adicione a cebola, ovos, migalhas de pão, salsa, parmesão e a pimenta numa tigela grande e misture. Junte o peru. Forme almôndegas do tamanho que quiser.
Aqueça o azeite em uma frigideira grande e pesada em fogo médio-alto. Adicione as almôndegas e refogue até dourar por todos os lados, cerca de 5 minutos. Transfira as almôndegas para um prato. Tire todo o óleo da panela. Adicione o molho, cerca de 3 xícaras. Retorne as almôndegas para a panela. Baixe o fogo para médio-baixo e cozinhe até que o molho engrosse um pouco e misture os sabores, 15 a 20 minutos. Tempere a gosto, com sal e pimenta se necessário.

Molho Simples de Tomate:
1 / 2 xícara de azeite extra-virgem
1 cebola pequena picada
1 talo de salsão picado
1 cenoura picada
Sal e pimenta moída na hora
6 tomates maduros
12 folhas de manjericão
2 folhas de louro secas

Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo médio. Adicione a cebola e o tomate, refogue até amaciar, aproximadamente 10 minutos. Adicione o salsão e as cenouras e tempere com sal e pimenta. Refogue até que todos os legumes estejam macios, aproximadamente 5 minutos. Adicione o manjericão e folhas de louro e cozinhe coberto em fogo baixo por quase 1 hora ou até engrossar. Retire as folhas de louro e verifique o tempero. Se o molho ainda estiver ácido, adicione 1 colher (sopa) de manteiga sem sal ou um pouco de leite.
Se quiser um molho liso (menos rústico) passe pelo liquidificador. Pode bater metade e deixar metade com pedaços, fica ótimo.
Em outra panela, coloque uma colher grande de manteiga e junte as folhas de um maço de espinafre, cubra com uma camada bem fina de nóz moscada e deixe murchar, tempere com sal e pimenta do reino.

Cozinha a massa, escorra e misture um fio de azeite, um pouco de parmesão ralado e manjericão picado [ajuda a agregar os temperos e já dá um pouco de sabor].  
Monte os pratos, uma caminha de espinafre, uma porção da massa no meio e uma porção das almondegas.



[Laurie Simmons, Woman/ Purple Dress/ Kitchen, 1976] 

Postagens mais visitadas