Spaghetti com molho de tomates assados

Logo me dei conta que o primeiro texto do blog nada tem a ver com o propósito de oferecer minhas receitas muito fáceis.
Em tempo de corrigir, apresento a vocês o delicioso molho de tomates assados. Essa até os alérgicos à cozinha podem fazer e se sair muito bem:
Divida quantos tomates [maduros] quiser ao meio e coloque, com a casaca para baixo, numa assadeira com um pouco de azeite. Regue com mais azeite e algumas ervas frescas se quiser, não é fundamental.
Muito importante: não coloque sal. O tomate vai soltar e concentrar toda a sua doçura.
Deixe assar em fogo baixo por cerca de 30 minutos. Abra o forno e avalie a situação. O tempo vai depender de dois fatores principais: a sua pressa em comer e a consistência que você quer os tomates. A rigor eles podem assar até quase queimar a pele, fica adocicado e muito bom, mas desde o momento em que amolecem um pouco já estão bons para acompanhar a massa.
Cozinhe a massa, escorra e logo junte uma boa colherada de manteiga ou azeite para mantê-la hidratada e soltinha. Pode juntar também um bom punhado de parmesão ralado grosso e manjericão picado. Dessa forma a massa já fica temperada e divide com o molho sua função, dar sabor à consistência perfeita do bom spaghetti. Junte os tomates à massa e misture despedaçando eles sobre a massa. Hummmmm que delicia. Sirva imediatamente, claro, com uma boa taça de vinho.
E aguarde a seção "escolha seu vinho bom e barato".


Resumindo
- alguns tomates
- azeite
- sal e pimenta só quando o tomate sair do forno.
- tempo mínimo é o tempo de cozimento da massa.
- tempo máximo é um pouquinho antes dos tomates queimarem [técnica avançada]

São possíveis inúmeras variações, e os tomates podem ser apenas um dos ingredientes do molho!
Divirta-se.



[Marcel Broodthaers, La Soupe de Daguerre]

Postagens mais visitadas